O mundo tem uma ideia fixa de que ser cristão é ser aquela pessoa chata que fala de Deus e da Bíblia o tempo todo, que não pode se divertir, que é santinho, que não pode isso, que não pode aquilo etc. Como cristã eu digo que não é assim. Eu falo sim de Deus e da Bíblia muitas vezes, mas isso é porque meu coração é cheio de Deus de Suas palavras. E eu posso me divertir, na verdade, eu posso fazer qualquer coisa que que queira porque Deus deixou o livre arbítrio para todos, mas eu escolhi não fazer aquilo que não é agradável aos olhos do meu Pai, então, eu me divirto de maneira que meu Deus sorria juntamente comigo, porque a minha alegria vem Dele. E não, não somos santinhos porque Santo só houve um, Jesus Cristo, que foi aquele que morreu no lugar de todos os pecados. O único Santo, sem pecado algum, entregou Sua vida por amor de todos aqueles hipócritas que não mereciam, inclusive eu.
Ser cristão não o caso de perder sua liberdade para viver em prol de um Cara que a gente nem vê, não. Ser cristão é seguir os passos desse Cara maravilhoso que nos liberta de nós mesmos. Ser cristão não é perder a liberdade, mas conquistá-la através da palavra.
No capítulo 8 do evangelho de João, versículo 31 até o 34, diz assim:
“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado."
João 8.31-34
O pecado nos torna escravos dele mesmo porque nos tornamos dependentes dele. Jesus nos liberta disso, nos liberta dessa vontade de pecar porque quem verdadeiramente ama a Jesus não quer magoá-lo, e quem verdadeira é guiado pelo amor de Jesus, consegue se desviar no pecado, isso não é ser santinho, isso é abrir mão de desejos e do seu eu para andar no caminho estreito, porque neste caminho não tem espaço para os frutos da carne.
Há também a ideia fixa de que cristãos são aquele povo programado que seguem um conjunto de regras e se não as seguirem irão para o inferno em escala. Isso é religiosidade, e nós estamos falando de Deus e de Jesus, da Bíblia, não de uma religião específica. É claro que existem coisas lícitas e ilícitas, mas em tudo tem, não é mesmo? No livro de Êxodo, capítulo 20 do 1 ao 17 fala sobre os dez mandamentos que Deus deu a Moisés que basicamente são: Não terás outros deuses diante de Mim; não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não tomar o nome do Senhor em vão; guardar o sábado; honrar pai e mãe; não matar; não adulterar; não furtar; não cobiçar o que é do próximo. Visto como regras que fazem as pessoas pensarem: “Como não ver um povo que tem que seguir regras e não pode fazer nada?”, pensamento interessante, mas, como cristãos, seguimos a Cristo e por isso seguimos aos mandamentos de Cristo. Não podemos esquecer que os 10 mandamentos foram dados a Moisés para o povo de Israel porque eles precisavam dessa disciplina naquele tempo. Ainda têm os que tem os dez mandamentos como base para si, respeito isso a todos momentos, não estou dizendo que é pecado seguir, mas também não é pecado não seguir.
Como cristãos, seguimos a Cristo e Cristo nos deixou um novo mandamento a seguir, portanto os dados a Moisés não são uma obrigação aos que servem a Jesus Cristo. Em Mateus 22 diz que Jesus foi questionado por um intérprete da Lei sobre isso e Ele em Sua grande sabedoria respondeu: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.". Jesus deixa claro que Ele anula os dez mandamentos para deixar dois no lugar e esses dois têm o amor como base porque Jesus é tão sábio que, mesmo anulando os mandamentos antigos, Ele resume tudo em apenas dois porque quem ama ao Senhor Deus de todo o coração não adora a outros deuses nem idolatra a nenhuma outra imagem. E quem desrespeita pai e mãe com o coração cheio de amor? Ou quem mata, trai, rouba ou inveja aquele que ama de todo o coração? Fala sério! Jesus é o Cara!
Jesus nos diz:
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guardas, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele."
João 14.21
Então, ser cristão não é ficar presa a um rótulo de religião ou ser constantemente censurado por não poder fazer isso ou aquilo, ser cristão é ser livre e usufruir dessa liberdade amando a Deus acima de todas as coisas, amando a Jesus, esse Cara lindo que morreu por nós e ressuscitou para nos buscar um dia e viver na glória, é viver uma vida de amor ao próximo com a certeza de que fazer quem precisa é o mesmo que fazer pelo próprio Jesus, como Ele mesmo disse em (Mateus 25.40), é viver a vida sabendo que as tribulações virão, as dores, desertos, desesperos, tristezas e tudo o que qualquer outra pessoa sente, mas com a certeza de que Deus está cuidando de nós e poder dormir tranquilamente, mesmo depois de uma noite banhada em lágrimas, porque quando temos Jesus no coração, a alegria sempre vem ao amanhecer.
Ser cristão nada mais é que ser uma pessoa como qualquer outra, com defeitos e qualidades, mas com um brilho diferente, o brilho que nos faz luz do mundo. Não somos melhores nem piores que ninguém, mas servimos ao Melhor dos melhores e Ele ama a todos, até os que não O ama. Ele ama você que está lendo isso agora e quer ser seu Melhor Amigo, quer entupir seu coração de amor e fazer você ser mais do que um rótulo ou só mais um no mundo, Ele quer fazer de você um verdadeiro filho de Deus, um herdeiro do céu.