segunda-feira, 7 de maio de 2018

Você é um anunciador e embaixador de Deus aqui na terra


Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança.
Salmos 33:12


O salmista, ao escrever estas palavras, referia-se à nação de Israel, ao povo escolhido de Deus. A “nação Israel” não é um país, mas são todos aqueles que creem em Jesus Cristo. Podemos perceber que feliz é o povo, a Igreja do Senhor, lavada e remida pelo sangue de Jesus, resgatada das trevas para a maravilhosa luz. Os salvos por Jesus formam uma nação feliz porque separada, cuidada e amparada por Deus. Mas essa nação além de ter privilégios, tem responsabilidades. A nação separada por Deus deve se comportar de modo digno. Deve ser luz a todos os povos. Deve fazer diferença no mundo. Se assim não fosse porque o Senhor nos deixaria aqui? Temos uma aliança com Deus e somos seus anunciadores, embaixadores. É preciso fazer crescer essa “nação separada”, resgatando das trevas os que estão perdidos. E só poderemos fazer isso, como “nação”, “igreja de Jesus Cristo”, se fizermos realmente diferença no mundo, se contagiarmos os povos com o amor, a fé e a presença de Cristo em nossas vidas. A nossa ética deve ser diferenciada. Nosso amor tem que ser contagiante. Nosso cuidado uns com os outros, nossa forma de tratar pessoas e tudo o que Deus criou precisa ser diferente. Que privilégio, que felicidade mesmo, fazer parte do povo de Deus. Saber que temos à nossa disposição a verdade de Cristo, sua sabedoria, o acolhimento e consolação do Espírito Santo, a presença de Deus em nosso caminhar. Como nação, somos felizes, porque, ainda que enfrentemos guerras, oposições, tempestades, somos nação de Deus, povo eleito e escolhido e nada nem ninguém poderá nos separar do nosso Deus! Aleluia!

Deus recompensa a quem permanece leal



Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Rute 1:16

Ser leal significa ser fiel, dedicado, sincero. Pode-se dizer que alguém leal é alguém em quem se pode confiar plenamente, uma pessoa que não falha em sua palavra ou em seus compromissos. Tem intima relação com a honestidade, com a responsabilidade, com a honra. O texto de meditação revela uma declaração de Rute à sua sogra Noemi quando ficaram viúvas e desamparadas. Rute não tinha mais laço que a prendesse a Noemi, mas sua abnegação, bondade e lealdade fizeram com que permanecesse ao lado de sua sogra. O mais interessante é que ambas tinham a mesma condição: viúvas e Rute estava desobrigada de permanecer com Noemi, mas a ela dedicou-se, apegou-se e preferiu ser leal à mãe do seu marido que havia morrido. Leia livro de Rute. É uma linda historia. Nosso mundo carece de pessoas leais, pessoas que abdiquem de seus próprios interesses em benefícios dos interesses de outrem. Alguém que renuncie ao próprio eu, a fim de doar-se por alguém querido. Vivemos a época do passageiro, descartável, substituível. O que importa é a felicidade que cada um quer alcançar. Abrir mão dos desejos em prol de alguém? parece ultrapassado. Sacrificar-se por alguém? difícil demais. Deus ama a lealdade, a abnegação, o altruísmo. Abrir mão dos seus próprios sonhos e desejos pela felicidade e proteção de alguém não parece mais uma mensagem dos tempos modernos, mas Deus continua o mesmo e se agrada daqueles que são leais. Lealdade à família, aos amigos, aos seus compromissos. Quem é leal é abençoado porque escolheu servir, escolheu ser sincero, ser dedicado a alguém. Deus recompensa a quem permanece leal. Como disse, o mundo carece de lealdade. Nós cristãos precisamos ser leais em tudo que fazemos. É o que Deus espera de nós. Podemos fazer diferença sendo leais a Deus e aos outros que nos rodeiam. Rute foi tremendamente abençoada por Deus por causa da sua fidelidade/lealdade. Ao abir mãos do seu próprio eu, abriu as portas para bênçãos sem limites em sua vida. Façamos diferença nesse mundo desleal, mostrando que, por Cristo e em Cristo, a lealdade faz parte de nossas vidas.